Migração do AM: Reveladas as propostas para novas emissoras FM de Fortaleza

Comissão de radiodifusores de Fortaleza, com aval da Acert, apresentou proposta para migração das emissoras AM de Fortaleza pro FM tradicional em fevereiro.

Mídia Cearense
4 min readMar 26, 2021
Radiodifusores de Fortaleza em encontro com representantes do Ministério das Comunicações (Foto: Reprodução/Diário do Nordeste)

Atualizado em 07/07/2021, 19:30— Desde 2013, a radiodifusão brasileira está em processo de migração de suas emissoras de rádio AM para o FM. De lá pra cá, mais de 800 migrantes já foram ativadas e o trabalho agora é ativar a faixa estendida do FM (76 a 87 MHz). Houve uma tentativa nesse sentido já no ano passado, através de Consulta Pública, mas a dificuldade de canalizar algumas dessas emissoras em determinadas metrópoles e os poucos receptores dessa nova faixa são questões que ainda provocam polêmica.

A Grande Fortaleza estava contemplada por canais na faixa estendida para esta migração (a alegação inicial era de que não havia mais espaço para novas FMs), mas desde fevereiro está se encaminhando processo para acomodar suas AMs dentro do FM tradicional após um trabalho em conjunto do Ministério das Comunicações, Anatel e Abert, com apoio da Acert. As contribuições foram feitas pelos engenheiros Silvio Machado, Yascara Grangeiro e Ronald Almeida, coordenados pelo engenheiro da Abert André Cintra.

As novas FMs

Com base nessa ideia, o grupo de estudo sugere as seguintes frequências para a capital, Fortaleza*:

89.3 FM (classe A4)
90.3 FM (classe A2)
91.7 FM (classe A2)
92.5 FM (classe A2)
97.1 FM (classe A2)
100.3 FM (classe C)
106.9 FM (classe A1)

Detalhes:

  • Na Consulta Pública que definiu canais no FM estendido para Fortaleza, teríamos 1 rádio de porte E3 e outras 3 rádios de porte A1. Como a proposta agora é encaixar as emissoras na faixa tradicional, o canal de porte E3 reduz sua potência pra A1 e as demais de classe A1 reduzem pra A2.
  • A Shalom AM receberia a frequência 91.7 FM porque topou uma troca com a 91.7 FM de Pacajus, que também é controlada pela instituição. Assim, a sugestão é mudar a FM de Pacajus pra 103.5 FM mantendo o porte de operação.

Migrantes da Região Metropolitana

Para a Grande Fortaleza, as frequências sugeridas para migrantes em Maracanaú, Caucaia e Pacatuba: 88.1 FM (classe C)**, 94.3 FM (classe A2), 99.5 FM (classe A1), 101.3 FM (classe A1) e 105.3 FM (classe A1). Essas são frequências que deverão contemplar a migração das rádios AM Cidade (sediada em Fortaleza, mas outorgada em Maracanaú), Rádio Pitaguary de Maracanaú, Rádio Metropolitana de Caucaia e Rádio Aratanha de Pacatuba.

  • Para liberar a 94.3 FM para migração, a emissora de São Gonçalo do Amarante concorda em ir para outra frequência com porte maior de operação (classe A4). A sugestão dada foi a 104.7 FM.
  • Para liberar a 99.5 FM para migração, a emissora de Chorozinho concordaria desde que pudesse aumentar sua potência em outro canal. A sugestão é a frequência 94.1 FM (classe B1 ou B2).
  • Para liberar a 101.3 FM para migração, a sugestão é deslocar o canal que estava reservado para a Rádio Câmara em Horizonte para a frequência 95.9 FM (classe C).
  • Para liberar a 105.3 FM para migração, a sugestão é transferir a 105.1 FM de Maranguape para a frequência 106.1 FM (classe C). A informação que foi levantada sobre esta frequência é que ela está lacrada (provavelmente por operar com potência além da permitida).

*Os dados das rádios que receberão as novas frequências em FM na capital foram obtidos através do estudo enviado para o Ministério das Comunicações, cruzando com informações técnicas disponíveis no portal Tudo Rádio (link 1 e link 2).

Atualização 1: Frequência FM da migrante da AM Cidade confirmada pelo diretor do Grupo Cidade, Edson Ferreira.

Atualização 2: Anteriormente, o texto apresentava a Verdinha em 90.3 FM e a Rádio O Povo CBN em 92.5 FM, a partir da análise dos dados do documento da Anatel. Posteriormente, a Verdinha informou interesse pela frequência 92.5 FM a partir de requerimento junto à Anatel.

Atualização 3: A mudança da Shalom FM de Pacajus, informada em primeira mão, foi inserida em consulta pública no final de abril.

Atualização 4: Em 22 de junho, o Ministério das Comunicações confirmou a migração das 7 emissoras AM, instaladas em Fortaleza, para o FM convencional. No mês seguinte, a Anatel publicou a consulta pública com as frequências já informadas por aqui.

Atualização 5: Para evitar mais confusões, a listagem de emissoras que montamos a partir das informações iniciais foi removida. Muita coisa mudou de lá pra cá e essa relação deixou de fazer sentido.

--

--

Mídia Cearense

Versão expandida do perfil oriundo do Twitter. Instagram e Facebook: @midiacearense