TV Evangelizar em Fortaleza: Entenda o “quebra-cabeça” da futura mudança de canal

Emissora católica terá novo canal na capital cearense a partir de outubro

Mídia Cearense
6 min readSep 28, 2023

Tem mudança chegando na TV aberta de Fortaleza. A partir de 10 de outubro, a TV Evangelizar vai sair do canal 27 e vai passar para um novo canal, o 21.1, resultado da ativação do 46 UHF digital. Mas esse não seria o canal da Rede Vida? Não vai causar interferência? Calma que vamos explicar todas essas mudanças.

Antes, confira abaixo toda a história do surgimento do canal 27 de Fortaleza:

Histórico

Banner de lançamento da NordesTV indicando com destaque o canal 27 UHF de Fortaleza. (Foto: Reprodução)

Vamos voltar pra 2012 e relembrar um fato importante que aconteceu na televisão cearense no dia 2 de abril: a mudança de SBT para Band na TV Jangadeiro. Essa novidade também marcou o surgimento de um novo projeto, a NordesTV, que pintou na mesma ocasião como nova representante do SBT no estado através dos canais 48 UHF em Sobral e 20 UHF em Fortaleza. Uma é a geradora de sinal e a outra é retransmissora.

O canal 48 UHF de Sobral estava sendo planejado para ser uma filial da TV Jangadeiro e tal projeto vinha sendo chamado de “TV Norte”. Com as mudanças que a Jangadeiro celebrou no fim de 2011, surgiu a oportunidade de continuar a parceria com o SBT através desta nova emissora. Quando a troca aconteceu em Fortaleza, a Band cedeu temporariamente o seu canal 20 UHF para retransmitir o sinal da nova geradora sobralense enquanto que a Jangadeiro não arrumava um novo canal próprio.

E é neste processo que surge o canal 27 UHF. A portaria nº 230 foi publicada em edição do Diário Oficial da União (DOU) de 30 de abril de 2012. A outorga foi autorizada para a TV Studios de Brasília Ltda., razão social da filial do SBT de Brasília, “visando à retransmissão dos sinais da TV Sobral Ltda. (NordesTV)”. Dois dias depois, o canal 27 foi colocado no ar.

Portaria nº 230 do Ministério das Comunicações autorizando um canal em Fortaleza para o SBT de Brasília, que a entregou para a Jangadeiro transmitir a NordesTV. (Foto: Reprodução)

Além do canal de Fortaleza, o SBT conseguiu também outras retransmissoras pelo interior do estado, nas cidades de Aracati, Crateús, Itapipoca, Quixeramobim, Quixadá, Morada Nova e Iguatu. Nenhuma delas foi colocada no ar.

Até aqui, todas as outorgas e canais mencionados referem-se ao sistema de TV analógico. Entre 2014 e 2015, começa a fase digital.

A portaria nº 4.087, publicada em edição do DOU de 14 de janeiro de 2015, concede à NordesTV o canal 29 UHF para transmissão digital em Fortaleza. Em abril daquele ano, enfim, entra no ar na capital o canal digital 27.1/29 UHF.

Portaria nº 4.087 do Ministério das Comunicações concedendo canal para a transmissão da NordesTV no sistema digital em Fortaleza.

Depois de todo esse esforço, no fim, uma surpresa: a volta da transmissão do SBT na Jangadeiro e a ida da Band para a NordesTV. Quem acompanhava o SBT pelo canal 27 voltou a acompanhar tudo pelo canal 12 e quem curtia a NordesTV migrou para o canal 20 da Band. Todo esse processo aconteceu em agosto e tanto o canal 27 analógico como o 29 digital foram desligados nesta época. A extinção da outorga foi publicada no DOU no dia 25 de janeiro de 2016 e o pedido foi realizado pelo próprio SBT.

Portaria nº 329 do Ministério das Comunicações extinguindo a outorga do canal 27 UHF de Fortaleza, a pedido do SBT. (Foto: Reprodução)

Dois dias depois da publicação da portaria acima, uma nova portaria devolve o canal 27 UHF para Fortaleza. Desta vez, a outorga vai para a “TV Sobral Ltda.”, que é apenas a razão social da NordesTV. Diferente da primeira autorização, esta é para transmissão no sistema digital.

Portaria nº 397 do Ministério das Comunicações autorizando o canal 27 UHF para a “TV Sobral Ltda.” transmitir no sistema digital em Fortaleza. (Foto: Reprodução)

Depois que a autorização saiu, um burburinho surgiu em torno de uma possível troca de canais da NordesTV. A informação foi rapidamente desmentida pelo blog do Allisson Marques, em fevereiro. Ficou a dúvida no ar: Afinal, o que a Jangadeiro pretendia fazer com este novo canal?

TV Evangelizar em Fortaleza

Imagem de divulgação da TV Evangelizar em Fortaleza, publicada em 2016. (Foto: Reprodução/Facebook)

A TV Evangelizar foi fundada em 2011 em Curitiba, Paraná, e é mantida pela Associação Evangelizar é Preciso sob liderança do Padre Reginaldo Manzotti, conhecido por todo o Brasil através de seu programa transmitido via rede de rádios. A partir de 2015, a Evangelizar se lança como rede de televisão, iniciando em setembro uma parceria com a TVCi, que tinha transmissão em Fortaleza no canal 52 UHF (antiga Boas Novas).

A parceria com a TVCi é finalizada em julho de 2016 e a TV Evangelizar se vê obrigada a bancar a sua rede nacional por conta própria. Um dos primeiros canais da nova “Rede Evangelizar” é justamente o 27 de Fortaleza, que entrou no ar por volta das 15h30 de 24 de agosto de 2016. A Jangadeiro já era uma forte parceira dos projetos da Associação Evangelizar é Preciso e isso acabou viabilizando rapidamente a volta do sinal da emissora paranaense.

Nota de imprensa da TV Evangelizar comunicando a estreia do novo canal 27 UHF. O texto está disponível neste link.

Apesar de ser uma outorga digital, este canal 27 entrou no ar através do sistema analógico sabe-se lá o motivo, mas parecia ser uma estratégia. O sinal digital já era uma realidade para muitos lares cearenses, mas ainda não era tão difuso para seu público-alvo e talvez por isso eles preferiram colocar o canal no ar através do analógico, mesmo implicando numa possível irregularidade. De toda forma, o 27 UHF passou para sua condição oficial de canal digital a partir do desligamento do sinal analógico no ano seguinte.

Nova troca de canais

Agora chegamos na fase em que a TV Evangelizar está prestes a efetivar aquela troca de canais que mencionamos no começo do texto. O processo foi tornado público em portaria do Ministério das Comunicações divulgada em 12 de abril. O canal 46 UHF foi outorgado em nome da Fundação Cultural Nossa Senhora de Lourdes de Maringá, entidade ligada à TV Evangelizar, para transmissão em Fortaleza.

Por muitos anos, o 46 UHF foi o canal analógico da Rede Vida em Fortaleza. Com o desligamento geral de 2017, a emissora católica passou a funcionar no sistema digital pelo 47 UHF/46.1 virtual. Ou seja, não há chance de interferência entre as duas emissoras, além de que o futuro novo canal virtual da TV Evangelizar será o 21.1 (entre a Band Ceará e a TV Diário).

Futuro do canal 27

Ainda não sabemos o que pode surgir no canal 27 ou o que teria motivado essa mudança. Uma relação entre isso e a chegada da TV A Crítica de Manaus foi cogitada por muitos internautas, mas até agora trata-se apenas uma grande coincidência de fatos. Pode ser que entre, mas pode ser que não.

Outro rumor que surgiu na mesma época especulava sobre a venda da geradora de Sobral da Jangadeiro. Segundo o portal de notícias Nero (do mesmo grupo de comunicação do jornalista Donizete Arruda, responsável pelo CN7), a “TV Sobral Ltda.” teria sido anunciada para venda no começo da pandemia de COVID-19 por cerca de R$ 35 milhões. Na ocasião da publicação do texto, o valor da compra supostamente estava em cerca de R$ 16 milhões.

Bom, faltam poucos dias para a mudança e logo esse “mistério” será solucionado. Continuem acompanhando a página nas redes sociais.

--

--

Mídia Cearense

Versão expandida do perfil oriundo do Twitter. Instagram e Facebook: @midiacearense